Artist Name
Joe Pass
web link
heart icon off (0 users)
Logo
transparent

Members
members icon 1 Male

Origin
flag New Jersey, USA

Genre
genre icon Guitarist

Style
style icon Jazz

Mood
---

Born

born icon 1929

Active
calendar icon ---dead icon 1994

Cutout
transparent

heart icon Most Loved Tracks
4 users heart off Joe Pass - Night and Day
4 users heart off Joe Pass - Night and Day
4 users heart off Joe Pass - Night and Day
4 users heart off Joe Pass - Night and Day
4 users heart off Joe Pass - A Time For Us


youtube icon Music Video Links
No Music Videos Found...



Artist Biography
Available in: gb icon flag icon flag icon flag icon
Joe Pass, (Joseph Anthony Passalaqua), (New Brunswick, 13 de janeiro de 1929 — Los Angeles, 23 de maio de 1994) foi um guitarrista de jazz norte-americano. Joe foi um dos maiores nomes da guitarra de jazz

Joe começou a tocar guitarra aos 9 anos de idade e já aos 14 tocava em conjuntos profissionais quando ainda estava no colégio, entre outros com a banda de Tony Pastor. Tocou com Charlie Barnet em 1947 e depois foi prestar o serviço militar.

Após ser dispensado, passou os anos 50 às voltas com um vício em drogas, tendo inclusive passado algum tempo na prisão por causa disso. Em 1962, livre das drogas, graças a um trabalho reabilitação na Synanon Foundation, retornou para o mundo da música ( ou melhor, ingressou, uma vez que até então era quase um desconhecido).

Tocou com Gerald Wilson, Les McCann, George Shearing, Benny Goodman, Ella Fitzgerald, Count Basie, Duke Ellington e Dizzy Gillespie.

Joe Pass fazia quase o impossível. Ele era capaz de tocar as versões uptempo de músicas bebop como "Cherokee" e "How High the Moon" na guitarra, desacompanhado. Pass usava técnica convencional (mas magnífica), e sua série “Virtuoso” pelo selo "Pablo" ainda soa notável, décadas depois.
Ele tocava muitos padrões, e os tocava muito rápido. Ele é chamado de "o maior do mundo", e muitas vezes comparado a Paganini por seu virtuosismo. Ele foi, em qualquer caso, um músico formidável. Há uma certa pureza em seu som que o faz destacar-se facilmente de outros guitarristas de jazz de primeira qualidade.

Seu som é caloroso e muito limpo. Ele gostava de alicerçar sua maneira de tocar com "melodias, mudanças de acordes, ritmo e uma boa sensação de tempo." E ele explorava essa música calmamente, às vezes serenamente, mas sempre muito bem. Ou seja, Pass tomava uma estrutura musical organizada e, em seguida, tocava suas notas em todos os cantos dela.

Django Reinhardt foi para ele uma importante influência.
wiki icon

Wide Thumb
transparent

Clearart
transparent

Fanart

fanart thumb

Banner
transparent icon

User Comments

transparent iconNo comments yet..


Status
unlocked icon Unlocked
Last Edit by aegyoo
07th Apr 2024

Socials


Streaming
website icon unlocked icon

External Links
fanart.tv icon musicbrainz icon last.fm icon website icon unlocked iconwebsite icon unlocked iconamazon icon