Artist Name
Damien Rice
web link web link web link web link web link web link
heart icon (1 users)
artist logo

Artist Image
artist thumb

Functions

transparent
Data Complete
percent bar 100%

Album Releases refreshview
album thumb
My Favourite Faded Fantas (2014)
album thumb
9 (2006)
album thumb
O (2002)


Members
members icon 1 Male

Origin
flag Kildare, Ireland

Genre
genre icon Acoustic

Style
style icon Folk

Mood
mood icon Dreamy

Born

born icon 1973

Active
calendar icon 1991 to Present...

Cutout
transparent

heart icon Most Loved Tracks
5 users heart off Damien Rice - Cannonball
5 users heart off Damien Rice - 9 Crimes
4 users heart off Damien Rice - The Blower's Daughter
4 users heart off Damien Rice - Delicate
4 users heart off Damien Rice - Volcano


youtube icon Music Video Links
youtube thumb
Cannonball
youtube thumb
The Blower's Daughter
youtube thumb
9 Crimes
youtube thumb
Volcano
youtube thumb
Colour Me In
youtube thumb
I Remember
youtube thumb
I Don't Want to Change...



Artist Biography
Available in: gb icon flag icon flag icon
Damien Rice (Celbridge, 7 de dezembro de 1973) é um cantor, instrumentista e compositor irlandês. Ex-integrante da banda Juniper. Embora com poucos álbuns gravados e sem fazer muitos shows por ano, tornou-se mundialmente conhecido com o sucesso "The Blower's Daughter" que integrou a trilha sonora do filme Closer, e com a qual o público brasileiro está familiarizado devido a uma versão em português, intitulada "É isso aí", gravada pelos cantores brasileiros Seu Jorge e Ana Carolina. Além dessa, outras canções de Damien Rice estiveram presentes na trilha sonora de outros filmes e séries para televisão.

O cantor também contribui em causas humanitárias e ambientais, que inspiram várias composições.

Filho de Maureen e George Rice, Damien Rice nasceu em 7 de dezembro de 1973, em Celbridge, no condado de Kildare, no interior Irlanda. Durante a infância, passava longo tempo ao ar livre, em companhia de seu cachorro de estimação e pescando. O contato com a música em casa não era grande, mas seu interesse por música sim. Desde cedo cantava nos coros da escola e seu interesse foi ainda mais aguçado quando conheceu um namorado de sua irmã que tocava guitarra. O violão foi companheiro de Damien durante um longo período de sua adolescência, e ele passava muito tempo tocando em seu quarto. Tanto tempo de treino e dedicação levaram-no ao seu primeiro conjunto musical. Em 1991, quando ainda frequentava a escola secundária no Salesian College, formou junto com alguns colegas a banda Juniper. Além de Rice, que na época utilizava o pseudônimo de Dodi Ma, a banda era composta inicialmente por Brian Crosby, Paul Noonam e Dominic Phillips. Nesse período faziam apresentações em eventos e bares locais. Com a chegada do guitarrista Dave Geraghty, a banda modificou seu conceito musical. O trabalho do grupo foi crescendo e eles assinaram contrato com a PolyGram, com previsão de gravar 6 álbuns. Damien, porém, não permaneceu com a banda tanto tempo para isso, e saiu logo após o segundo trabalho. Os outros integrantes continuaram juntos, formando o grupo Bell X1, dando prosseguimento aos planos traçados, enquanto Damien abria outros caminhos para sua música.

“Eu só queria ser livre, e quando assinei com a gravadora não fiquei livre” — Damien Rice.

A liberdade de Rice e sua relação com a natureza são características do músico desde sua infância. Ainda menino, por volta dos seis anos, quando saía para pescar no rio próximo à sua casa, Damien observava a natureza, realizava comparações e registrava as alterações que percebia então. Essa preocupação com o ambiente e o modo de vida que acabou assumindo devido ao sucesso crescente, geraram conflitos que ele precisava resolver. Em março de 1999, Damien Rice deixou tudo para trás mudou-se para a Toscana, na Itália, vivendo de maneira simples e viajando pela Europa tocando e cantando nas ruas e estações de trem, onde conseguia dinheiro para se manter. No ano seguinte, ele voltou para Dublin, com ânimo revigorado e repleto de idéias novas. Juntou-se, então, a um grupo de músicos (Lisa Hannigan, que compartilha os vocais com ele; Vyvienne Long, que toca piano e violoncelo; Shane Fitzsimons no baixo; e Tomo na percussão), e lançou, em meados de 2002, seu primeiro álbum: "O".
wiki icon

Wide Thumb
wide thumb


Clearart
artist clearart


Fanart

fanart thumb

Banner
artist banner


User Comments

transparent iconNo comments yet..


Status
unlocked icon Unlocked
Last Edit by Pikachu_2014
03rd Mar 2022

Socials
social icon transparent iconsocial icon transparent icon

Streaming
website icon unlocked iconwebsite icon unlocked iconwebsite icon unlocked iconwebsite icon unlocked iconwebsite icon unlocked icon

External Links
fanart.tv icon musicbrainz icon last.fm icon website icon unlocked iconwebsite icon unlocked iconamazon icon